Seja bem vindo ao quarto artigo da série “Estratégias para Observação do Comportamento e Intervenção”. No artigo de hoje será abordado o estudo do comportamento respondente a partir da definição proposta por Skinner.

Conforme discutido no artigo anterior, para os analistas do comportamento o ser humano é fruto do processo de evolução e seleção natural tanto quanto outros animais e seres vivos.

Assim sendo, existem características, que foram importantes para a sobrevivência dos nossos ancestrais, que carregamos até os dias atuais por meio da nossa genética.

Dentre essas características pode ser citado, por exemplo, o dilatar da pupila dos olhos quando em contato com ambientes com pouca luz, bem como a contração da mesma quando em contato com ambientes com muita luz.

Repare que nunca ninguém precisou ensinar alguém a dilatar e contrair a pupila dos olhos. Isso porque já nascemos com esse comportamento, é inato.

Agora faça o seguinte exercício: veja se você consegue contrair ou dilatar as pupilas dos seus olhos.

Se você tentou, aposto que não tenha conseguido. Isso porque não temos controle sobre esse comportamento, é involuntário.

Características inatas e involuntárias são respostas do indivíduo a uma determinada condição ambiental que ocorrem pela regulação da fisiologia do organismo.

Essas respostas reguladas pela fisiologia do organismo, Skinner chamou de comportamento respondente.

No estudo do comportamento respondente, a relação entre o indivíduo e o ambiente é analisada por uma unidade de dois termos: Estímulo e Resposta.

Na presença do Estímulo uma Resposta é eliciada.

Em relação a totalidade de comportamentos que um indivíduo pode ter em seu repertório comportamental, a parcela de comportamentos respondentes é pequena, porém não pode ser ignorada.

Isso porque, enquanto um ser único e indivisível, a regulação fisiológica do organismo sempre estará presente em qualquer comportamento.

Além disso, principalmente em se tratando de desempenho esportivo, respostas fisiológicas são determinantes para o desenvolvimento e controle de treinos e da saúde do atleta.

Compreendida a definição de comportamento respondente e sua importância para a vida de um indivíduo, podemos então avançar nos próximos artigos ao estudo da maior parcela de comportamentos do repertório comportamental que um indivíduo pode apresentar, as respostas voluntárias e aprendidas, chamadas por Skinner de comportamento operante.

Se ainda ficou alguma dúvida, estarei a disposição e ficarei contente em responder ao seu contato. Até a próxima.

Graduado em Esporte, Especialista em Treinamento Esportivo e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência profissional na área de treinamento esportivo, com ênfase em futebol, atuando principalmente nas áreas voltadas à preparação técnico-tática, análise de desempenho e psicologia do esporte.

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