Seja bem vindo ao terceiro artigo da série “Estratégias para Observação do Comportamento e Intervenção”. No artigo de hoje será abordado o estudo do comportamento a partir das contribuições da Teoria da Evolução de Darwin que fundamentaram a proposta de Burrhus Frederic Skinner, considerado o pai da Análise do Comportamento.

Um alicerce da Análise do Comportamento é a filosofia Behaviorismo Radical (abordado no artigo anterior), cuja a premissa é explicar as causas do comportamento sempre enquanto interações do indivíduo com o contexto ambiental.

Outro alicerce para a Análise do Comportamento são as contribuições da teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin, que atribui a existência de diferentes espécies às interações dos organismos com o contexto ambiental ao longo da história.

Isso porque Darwin observou que os organismos que possuíam características mais adaptadas ao ambiente em que viviam, tinham maior probabilidade de sobreviver e deixar descendentes, e esse fenômeno chamou de seleção natural.

A ao longo do tempo por meio da seleção natural, alterações genéticas geravam características hereditárias que tornavam as novas gerações ainda mais adaptadas ao ambiente, o que Darwin chamou de evolução.

Nesse raciocínio, Darwin propôs que as espécies que existem na atualidade evoluíram de um ancestral comum e carregam características hereditárias que foram importantes para a sobrevivência ao longo do processo de evolução.

A essa altura você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com o comportamento?

O primeiro ponto é que a teoria de Darwin contribui para o entendimento de que o ser humano é fruto do processo de evolução e seleção natural tanto quanto outros animais e seres vivos.

O segundo ponto é a proposta de Skinner do modelo de seleção por consequências, que explica as causas que mantém a ocorrência de um comportamento em analogia ao modelo da seleção natural proposto por Darwin.

É importante compreender esses dois pontos para podermos avançar no estudo do comportamento nos próximos artigos.

Se você ficou interessado em saber mais, está com dúvidas, ou pensou em alguma crítica ou sugestão, não deixe de procurar os canais de contato. Estarei contente em atendê-lo. Até a próxima.

Graduado em Esporte, Especialista em Treinamento Esportivo e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência profissional na área de treinamento esportivo, com ênfase em futebol, atuando principalmente nas áreas voltadas à preparação técnico-tática, análise de desempenho e psicologia do esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *