Vem aí uma nova série de publicações no Blog da Passe Chave chamada “Estratégias para Observação do Comportamento e Intervenção”. Nessa série serão abordadas algumas estratégias da observação do comportamento para a prática de Análise de Desempenho Esportivo.
As estratégias que serão abordadas são fundamentadas no referencial teórico da Análise do Comportamento, uma abordagem da Psicologia fundamentada na filosofia do Behaviorismo Radical.
A título de referência acadêmica para o conteúdo que será abordado, recomendo a leitura de um artigo chamado “Princípios da Análise do Comportamento Aplicados à Análise de Jogo” e as respectivas referências.
Tive oportunidade de escrever o artigo em coautoria com duas pesquisadoras da área, Silvia Regina de Souza e Verônica Bender Haydu, a primeira foi minha orientadora no Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina.
A Análise do Comportamento busca compreender o comportamento e suas variáveis determinantes baseado em evidências científicas, tendo desenvolvido procedimentos consagrados para criação, modificação e manutenção de repertórios comportamentais em diferente contextos.
Dessa forma, aproximação com a área do Esporte é facilitada por fatores relacionados às semelhanças na observação dos comportamentos de interesse. A folha de registro utilizada pelo analista do comportamento para fundamentar sua atuação com seus clientes tem funções semelhantes ao scout (instrumento de registro das informações na análise de jogos) usado pelas comissões técnicas para avaliar o desempenho de seus atletas.
Dentre as contribuições dessa aproximação é possível destacar a ampliação das possibilidades de compreensão das relações comportamentais estabelecidas nos jogos de modo a embasar em dados as tomadas de decisão e intervenções, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas.
Acompanhe as publicações todas as terças, quintas e domingos nas próximas semanas para saber mais sobre as contribuições da Análise do Comportamento para a Análise de Desempenho e proposição de intervenção por treinadores, membros de comissão técnica e diretores de clubes e agremiações esportivas.
Se você ficou interessado em saber mais, está com dúvidas, ou pensou em alguma crítica ou sugestão, não deixe de procurar os canais de contato. Estarei contente em atendê-lo. Até a próxima.