Seja bem vindo ao sétimo artigo da série “Estratégias para Observação do Comportamento e Intervenção”. No artigo de hoje será abordado o estudo do comportamento aprofundando os níveis de seleção por consequências.

No artigo anterior foi apresentado a proposta de Skinner do modelo de seleção por consequências em analogia ao modelo de seleção natural das espécies.

Uma vez compreendido que respostas que nos deixam melhor adaptados ao ambiente possuem maior probabilidade de se manterem em nosso repertório comportamental e criarem bases para emissão de respostas ainda mais adaptadas no futuro, é possível aprofundar mais sobre como isso acontece.

Seguindo o raciocínio, a seleção de um comportamento se dá quando, diante de uma situação antecedente, o individuo preserva respostas com consequências favoráveis e rejeita respostas com consequências desfavoráveis.

Nesse sentido, a consequência passa a ser considerada como um princípio geral do comportamento, influenciando desde respostas mais simples até as mais complexas, bem como respostas individuais e coletivas.

Isso porque, na proposta de Skinner, os comportamentos de um indivíduo podem ser explicados conforme três níveis de seleção por consequências: filogenético, ontogenético e cultural.

O nível filogenético está relacionado, conforme discutido no quarto artigo da série, às respostas que herdamos geneticamente como consequência do processo de evolução na nossa espécie. Por exemplo, na presença do calor, o suor é uma resposta inata e involuntária que tem como consequência diminuir a temperatura do corpo.

O nível ontogenético está relacionado à história específica de cada indivíduo, das consequências de respostas que ele próprio experimentou desde o seu nascimento e ao longo de toda a sua vida. Por exemplo, na presença do calor, buscar um local ou algo refrescante é uma resposta voluntária que tem como consequência diminuir a temperatura do corpo.

O nível cultural, assim como o nível ontogenético, está relacionado com a história do indivíduo, mas com respostas que foram passadas culturalmente de gerações a gerações, as quais o indivíduo talvez nem venha experimentar pessoalmente as consequências. Por exemplo, na presença do calor, passar desodorante é uma resposta voluntária, ensinada culturalmente, que tem como consequência evitar que o mau cheiro relacionado ao suor incomode outras pessoas.

Assim, por meio dos os três níveis de seleção, filogenético, ontogenético e cultural, o repertório comportamental de um indivíduo é selecionado e pode sofrer alterações ao longo de sua história de vida.

Se ao chegar até aqui você entendeu que os níveis de seleção por consequências são uma proposta para investigar as causas que explicam determinado comportamento de um indivíduo, então poderemos continuar avançando no estudo do comportamento nos próximos artigos.

Se ainda não está claro ou você ficou com alguma dúvida, estarei a disposição e ficarei contente em responder ao seu contato. Até a próxima.

Graduado em Esporte, Especialista em Treinamento Esportivo e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência profissional na área de treinamento esportivo, com ênfase em futebol, atuando principalmente nas áreas voltadas à preparação técnico-tática, análise de desempenho e psicologia do esporte.

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