Seja bem vindo ao nono artigo da série “Estratégias para Observação do Comportamento e Intervenção”. No artigo de hoje será abordado o caráter histórico das causas do comportamento.

No artigo anterior introduzimos a investigação das causas do comportamento e a sua relação com a observação do desempenho esportivo e a proposição de intervenções eficazes.

Com o conhecimento científico acumulado atualmente, muitas causas de comportamentos respondentes já são conhecidas e estudadas com o viés fisiológico.

Esse conhecimento embasa muitas metodologias de treinamento e avaliação de variáveis da vertente física do desempenho esportivo.

No entanto, apesar de comportamentos respondentes serem muito importantes e, em alguns casos, determinantes para o desempenho esportivo, é no estudo de comportamentos operantes que está a maior contribuição da Análise do Comportamento.

Dando sequência a discussão, retomo a contribuição da proposta de Skinner dos níveis de seleção por consequências, apresentado no sexto e no sétimo artigo da série.

A medida em que o nível de seleção filogenético pode explicar as causas de comportamentos respondentes, o nível de seleção ontogenético e o nível se seleção cultural podem explicar as causas de comportamentos operantes.

Ambos níveis, ontogenético e cultural, embasam a investigação das causas do comportamento na história do indivíduo. O ontogenético está relacionado com a história do indivíduo com as próprias experiências com o ambiente e o cultural está relacionado com a história do indivíduo com as experiências que foram mediadas por outros indivíduos na mesma cultura.

Nesse raciocínio, a proposta do modelo de seleção por consequências orienta práticas de investigação a procura de regularidades e a organização dos dados de modo a propiciar a observação de padrões de comportamento.

Na prática, ao observar vários eventos de um determinado comportamento-operante na história de um indivíduo, é possível fazer as seguintes perguntas:

(a) diante de quais estímulos no ambiente do indivíduo houve maior frequência do determinado comportamento operante ter sido selecionado?

(b) após quais consequências no ambiente do indivíduo houve maior frequência do determinado comportamento operante ter sido selecionado?

Ao buscar as respostas para essas perguntas na história do indivíduo, é possível inferir regularidades que ajudam a explicar as causas que podem manter esse determinado comportamento operante ocorrendo no futuro.

Por meio de respostas para a pergunta (a) é possível inferir os estímulos antecedentes que, em uma próxima oportunidade, podem influenciar o indivíduo a selecionar o determinado comportamento operante.

Do mesmo modo, por meio das respostas para a pergunta (b) é possível inferir as consequências que, em uma próxima oportunidade, podem influenciar o indivíduo a selecionar o determinado comportamento operante.

Com a organização das respostas para a pergunta (a) e (b), torna-se possível observar padrões do determinado comportamento operante ao longo da história do indivíduo.

Faz sentido para você que olhar para os padrões de determinado comportamento na história do indivíduo pode ajudar a prever a ocorrência desse determinado comportamento no futuro?

Se começou a fazer sentido, o objetivo do artigo de hoje foi atingido e podemos seguir no próximo artigo com exemplos práticos para auxiliar a compreensão do caráter histórico das causas do comportamento.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, estarei a disposição e ficarei contente em responder ao seu contato. Até a próxima.

Graduado em Esporte, Especialista em Treinamento Esportivo e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência profissional na área de treinamento esportivo, com ênfase em futebol, atuando principalmente nas áreas voltadas à preparação técnico-tática, análise de desempenho e psicologia do esporte.

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