7 Lições de Análise de Desempenho em campanha da GloboNews

Você deve estar se perguntando que tipo de lições uma campanha publicitária de um canal de televisão poderia oferecer sobre análise de desempenho em contexto esportivo. Se você conhecia o vídeo, a campanha e o canal, já deve ter uma ideia. Se não conhecia, apresento-os um pouco mais abaixo e logo logo você vai entender.

Campanha

Criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com a Comunicação da Globo, a GloboNews preparou uma campanha publicitária institucional lançada em julho de 2013 visando destacar o quanto a informação é essencial e pode fazer a diferença na vida das pessoas. 

Com o conceito “informação é vital” foram criados dois vídeos de 30″, cada um deles comparando a informação a dois ingredientes indispensáveis para a sobrevivência: águacomida. Ambos oferecem sacadas interessantes para o dia-a-dia da análise de desempenho em clubes e seleções, mas vamos focar nas lições que podemos aprender com a água

Veja o vídeo atentamente como se fosse oferecido um jogador para sua equipe e você precisasse decidir a contratação. Vamos discutir ponto a ponto em ordem pouco diferente do vídeo, mas de mais fácil assimilação. 

1- Se for só uma gotinha não sacia

Saber apenas que ele foi o artilheiro ou quantos gols fez em outra competição pode não ser o suficiente para que você inferir a capacidade dele render na sua realidade.

2- Se for demais afoga

Com relatórios extensos de dados numéricos, estatísticas, vídeos, histórico de clubes, competições, lesões, punições e extra campo você pode ter  dificuldade de filtrar o que é mais relevante em tempo hábil para decisão.

3- Se está contaminada não serve

O material de vídeo que você recebeu para avaliar está com qualidade ruim e fica difícil de reconhecer o jogador nos lances, então você pode não ter certeza se realmente são lances dele

4- Sem conhecer a fonte não dá para confiar 

Você pode não ter garantias se não conhecer quem indicou, quem produziu o material ou quais critérios foram utilizados para gerar informações sobre o jogador.     

5- Se não analisar é um perigo

Para evitar surpresas desagradáveis não basta ter as informações, é preciso ponderar sobre a qualidade das informações e o quanto elas ajudam na decisão pela contratação ou não do jogador.

6- Se não usar evapora

O tempo para decidir pela contratação pode ser limitado e o contexto ser dinâmico, o que deixa as informações sobre o jogador passíveis de mudança com o passar do tempo, então é muito provável que as informações tornem-se obsoletas se não utilizadas no tempo hábil. 

7- Se não chegar até você é inútil

Qual o valor de uma informação se ela chegar a você sem o tempo hábil para analisar ou depois que você teve que decidir sem ela?

Informação é que nem água: vital

Se você já se deparou com uma ou mais das 7 situações, imagino que não tenham sido experiências boas. Num ambiente tão competitivo e dinâmico como é o esportivo, ter o devido cuidado com essas lições ao analisar o desempenho de jogadores contribui para gerar a informação certa na hora certa e fazer a diferença para obter o sucesso.  

Graduado em Esporte, Especialista em Treinamento Esportivo e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência profissional na área de treinamento esportivo, com ênfase em futebol, atuando principalmente nas áreas voltadas à preparação técnico-tática, análise de desempenho e psicologia do esporte.

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